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Vendas

O plano de vendas é uma ferramenta de planejamento muito eficaz para alcançar resultados.

A Mentori Consultoria auxilia sua empresa apresentando e desenvolvendo técnicas com o objetivo de aumentar suas vendas e evolução de seu faturamento. Com profissionais qualificados e ferramentas inteligentes e adaptadas a sua empresa.

Você conhece seu gerente comercial?

Qual é o seu plano? Quais são as suas competências?

É recorrente as empresas promoverem o melhor vendedor a gerente e depois ficar sem o vendedor e sem o gerente. O gerente não é necessariamente o melhor vendedor, mas, o que melhor desenvolve as competências essenciais de um gestor de vendas.

Desde 1996 trabalho com planejamento, seja, comercial , de marketing ou geral. E sempre me pergunto, porque uma ferramenta tão óbvia, não é aplicada por todos?

Alguém já disse anteriormente que “ o óbvio, só é óbvio para a mente preparada”. Concordo.

Então, a proposta deste artigo é auxiliar no preparo da mente de empresários e gestores comerciais, explorando os conceitos de planos de vendas e competências .

O plano de vendas é uma ferramenta de planejamento muito eficaz para alcançar resultados , assim como, as competências que seu gestor deverá desenvolver.

Num mercado competitivo, bolso cheio , exige do gestor de vendas um plano:

A 1ª etapa é planejar a equipe de vendas: quais seus objetivos, estratégias e estruturas.

2ª. etapa: Gerenciamento da equipe de vendas: funções da gestão de vendas e estabelecimento de quotas.

3ª. etapa: Atendimento de passos da venda.

4ª. etapa: Relacionamento com os clientes.

E qual a função do gestor de vendas? Planejar, organizar, controlar e executar.

Quais são as competências de um gestor de vendas?

1ª. Exercer as suas funções citadas acima e:

RELACIONAMENTO com lideranças e formadores de opinião da comunidade.

NEGOCIAÇÃO & INFLUÊNCIA no processo orçamentário, para definição de recursos para motivação da equipe.

CONHECIMENTO DO PRODUTO: Margem de contribuição e custo de estoque.

FLEXIBILIDADE para entender e multiplicar diferentes estratégias.

ORIENTAÇÃO PARA O CLIENTE: conhecer principais necessidades de seus clientes e definir processos de melhoria.

DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES: Para contratar, integrar, treinar e reter vendedores de bom desempenho.

DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA: Avaliar situação de mercado, inclusive concorrência, lucratividade, oportunidades, e definir direção.

Imagino o que pensarão os empresários a respeito deste artigo: “Ah! se fosse fácil encontrar um gerente com estas habilidades....”

Então o meu desafio é o seguinte: Comecem a formar gerentes, observe os potenciais ao seu redor, fale sobre o planos e competências e os auxiliem nesta formação. O ganho é recíproco e bom para todos, portanto, um bom negócio!


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